O que é uma casa sustentável?
Que práticas e métodos construtivos determinam a sustentabilidade de uma residência?
Fonte: O Globo Jogando Verde – 26/02/2013
Imagem 3D - Créditos: Equipes das empresas Salinas Steel Frame e Zarya Arquitetura e Engenharia
Organização que fomenta a indústria de construções sustentáveis, o Green Building Council Brasil (GBC) está desde o ano passado criando um referencial brasileiro para residências unifamiliares no país. Depois de ouvir mais de 200 profissionais voluntários e realizar uma consulta pública, a entidade escolheu nove projetos pilotos que terão suas construções acompanhadas. O objetivo é definir parâmetros adicionais para o selo Leed Casa, já que cada país tem peculiaridades que devem ser levadas em consideração e o Leed Home (selo americano) tem especificidades que não são aplicáveis no Brasil.
Para cada casa, uma técnica
Os Estados Unidos usam sistemas pré-fabricados que tem construções muito rápidas. É muito diferente da realidade brasileira, onde os métodos construtivos são mais tradicionais. Então, precisamos estudar todos esses métodos ira criar uma pontuação nacional – explica a coordenada técnica da entidade, Maria Carolina Fujihara complementando que o Leed Casa, assim como o dado a outras edificações, terá as categorias verde, prata, ouro e platina. Os nove projetos escolhidos como piloto ficam em diferentes regiões do país e têm métodos construtivos variados. Há da alvenaria ao steel frame (estrutura fabricada em aço), passando por madeira, bloco cerâmico e EPS (uma estrutura mais leve que não leva concreto em seu preenchimento e usa isopor para o isolamento termoacústico). Para avaliar o nível de sustentabilidade alcançado pelos projetos, serão feitas cinco visitas a cada obra. A entidade pretende apresentar os resultados e a pontuação de cada casa já em setembro, em sua conferência internacional.
A criação do novo selo atende a uma demanda percebida pelo GBC.
A criação do novo selo atende a uma demanda percebida pelo GBC.
Recebíamos muitos questionamentos sobre os parâmetros que definiam uma casa sustentável. O que fizemos foi incorporar, à essa base, o melhor de todos os sisti certificações existe mercado brasileiro e – conta Maria Carolina acrescentando que selos Azul, da Caixa Econômica Federal, também tiveram os incorporados.
Além disso, obedecer as normas da ABNT e a critérios do selo Procel também será obrigatório para a concessão do Leed Casa. Pontos para a certificação só serão concedidos quando ficar comprovada uma eficiência maior do que a pedida nesses casos. Os critérios de avaliação levam em conta questões que vão implantação da construção, como controle de erosão, seleção do terreno e redução da ilha de calor, a requisitos como acessibilidade universal e estudo do ciclo de vida dos materiais usados na obra.