PUBLICAÇÃO EXTRAÍDA DO SITE DA FUTURENG (PORTUGAL)
“Desenvolvimento Sustentável é o progresso ou desenvolvimento que satisfaz as necessidades do presente sem comprometer a capacidade das futuras gerações satisfazerem as suas próprias necessidades”
(Comissão Mundial da ONU sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento - 1987)
"Numa obra convencional quanta água se perde durante a construção? Quanta madeira se desperdiça no processo de cofragem? Quantos meios de transporte, e consequente consumo de combustível, são necessários para o transporte de tantos materiais pesados? Quanto ruído é provocado no local, propagando-se pela vizinhança? Quanto peso é lançado sobre os solos, especialmente no caso de encostas ou terrenos instáveis? Quanto tempo permanece o local de obra em fase de trabalho antes da sua conclusão? Quanto dos materiais empregues, incluindo areias, são realmente provenientes de empresas certificadas e preocupadas com a sustentabilidade? E ainda só estamos a referir-nos ao período da obra.
Agora pense numa construção LIGHT STEEL FRAME. O baixo peso dos materiais apesar das grandes dimensões dos mesmos, a utilização de sistemas de fixação mecânica, a aplicação de argamassas de rápida secagem para rebocos exteriores, a facilitada colocação de tubagens e condutores eléctricos devido a não ser necessária a abertura de roços e ainda muitas outras técnicas fáceis e rápidas utilizadas nos edifícios
LIGHT STEEL FRAME, diminuem consideravelmente a mão de obra e, consequentemente, o tempo necessário para a conclusão dos trabalhos, diminuindo ruídos, constante movimento de veículos e outros impactos na vizinhança. Em toda a obra a água é praticamente desnecessária. Todos os materiais empreguem na estrutura e no elemento térmico são provenientes de empresas certificadas, gigantes mundiais que se preocupam com o meio ambiente dedicando grande parte da sua investigação ao desenvolvimento sustentável.
E depois de pronta, quanta energia poupará por possuir uma casa correctamente isolada? Visto que o gesso regula a humidade interior, que impacto isso terá sobre o seu mobiliário, equipamento eléctrico e, acima de tudo, sobre a saúde da sua família? Se tiver que efectuar mudanças, quanto do material a remover poderá ser reutilizado? Sabia que a totalidade dos materiais usados na estrutura e no isolamento térmico de um edifício
LIGHT STEEL FRAME pode ser reciclado ou reaproveitado na totalidade? Pense nisto: Tanto o aço como o betão ou o tijolo, possuem muita energia incorporada, isto é, energia usada na fabricação do material, no entanto, o aço têm o seu uso justificado pela possibilidade de reciclagem. As placas OSB são produzidas exclusivamente com árvores plantadas para o efeito utilizando apenas exemplares jovens e de pequeno diâmetro, o que permite a reposição frequente da floresta. E isto são apenas alguns exemplos.
O baixo peso do aço e dos restantes materiais usados no
LIGHT STEEL FRAME, tornam este método construtivo ideal para reabilitar ou remodelar edifícios antigos. Especialmente em certas zonas urbanas, algumas delas de difícil acesso como no centro histórico de certas cidades, a utilização de materiais mais leves reduz as dificuldades de transporte e elevação. Também, o baixo peso dos materiais empregues, muitas vezes elimina a necessidade de reforçar a estrutura do edifício. Em alguns casos, esta vantagem torna o
LIGHT STEEL FRAME a única alternativa possível para dividir espaços ou acrescentar um novo piso. O
LIGHT STEEL FRAME mostra ser especialmente vantajoso na substituição de pisos em madeira ou telhados já degradados.
As estruturas em aço galvanizado adaptam-se a qualquer tipo de projecto. Apesar das inúmeras vantagens, tais como o conforto, segurança e rapidez de construção, a aparência exterior e interior é semelhante a qualquer outro edifício".
Nenhum comentário:
Postar um comentário